Geração incrédula e perversa

Hoje estava no Facebook logo pela manhã, e passei a observar os status e frases dos meus amigos.”Cansaço”, “Insônia”, “Tédio”, “Tristeza”, são palavras que não saem da boca (ou melhor, dos dedos) das pessoas.Não são poucas as vezes que vejo gente reclamando da vida, do trabalho, de não conseguir dormir, de estar com a cabeça a mil, de não gostar do que faz, etc, etc.

Fico impressionada como vejo amigos e parentes sempre doentes, caindo de cama a todo instante. Outros infartam, outros sofrem de uma síndrome-do-pensamento-acelerado. Não conseguem ficar parados por um instante sequer. Não meditam, não apreciam a solitude, não conseguem permanecer em silêncio por míseros minutos!

Por que isso acontece com tanta frequência na nossa geração?Por que estamos tão insatisfeitos com a vida?

Penso que esse é um sintoma de uma geração egoísta e hedonista que busca seus próprios interesses e bem estar a qualquer custo. Não quero julgar ninguém, mas percebo que isto acontecia muito comigo, quando decidi dar um “basta” e buscar as coisas que realmente são importantes.

Mesmo assim ainda uso este artigo para alertar meu próprio coração:O que na verdade estamos buscando? Quais são nossas prioridades? O que estamos sacrificando para alcançar aquilo que desejamos? Nossos filhos e nossos familiares – geralmente – são aqueles que mais sofrem.

Meditando sobre o sermão de ontem a noite, no texto de Lucas 9, penso que Jesus repete as mesmas palavras para nós:

“Ó geração incrédula e perversa! até quando estarei ainda convosco e vos sofrerei? …” (v 41)

Penso, ao ler o restante do texto, que Jesus dizia em outras palavras: Vocês ficam disputando quem será o maior, quem tem mais poder, quem consegue mais coisas, e estão esquecendo do principal. O menor de todos, será o maior no Reino dos Céus!

Estamos buscando tantas coisas terrenas, tanto poder, riqueza, bens materiais que estamos nos esquecendo das coisas que são realmente prioridade em nossas vidas. E esquecendo dos dois principais mandamentos que Jesus deixou:

AMAR A DEUS

Nossa geração se esqueceu do que significa amar a Deus e servi-lo de todo coração. Estamos muito preocupados com nossas liturgias, nossas atividades, mas nos esquecendo de orar, ler a Bíblia e VIVER o que pregamos.

AMAR AO PRÓXIMO

Quando Jesus revoga este mandamento, ele diz não mais amar ao próximo como a nós mesmos, mas amar ao próximo COMO ELE NOS AMOU.

Isso vai muito além do mandamento do decálogo.

“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.”

Quando estamos centrados em nossas vidinhas ocidentais, medíocres e consumistas, nos esquecemos de olhar ao nosso redor.

Olhar para os órfãos, os necessitados, os pobres, as viúvas;

  • Fechamos nossos olhos para os milhões de crianças escravizadas na China e Índia que produzem os brinquedinhos lindos e reluzentes que nossos filhos desejam.
  • Fechamos os olhos para a realidade Somali, enquanto reclamamos da comida em nosso prato.
  • Fechamos nossos olhos para milhares de indianos que estão se contaminando com o e-lixo produzido por nosso consumo desenfreado em querer cada dia mais ter o novo gadget lançado.
  • Fechamos nossos olhos para a injustiça social que predomina em nosso país. Desprezamos os pobres, passamos por cima, fechamos nossas janelas, rejeitamos nos envolver com a política porque desacreditamos do seu papel.
  • Não buscamos a justiça, não nos importamos com todos que morrem a cada dia por conta de uma sociedade que prioriza mais as coisas do que as pessoas…

Realmente está na hora da nossa geração acordar. Se preocupar mais com os outros. Amar mais aos outros.

Quem sabe assim passemos a agradecer mais e reclamar menos. A usar mais nossas vidas em favor dos outros do que para agradar a nós mesmos?

“Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.”João 13:35
Anúncios

Tags:

Categorias: Coluna Semanal

Receba atualizações

Cadastre-se em nossas redes e receba atualizações

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: